Por que os gatos miam?

Como tudo no mundo dos gatos é excepcional, sua linguagem e a forma como eles se comunicam também seguem esta regra.

Postado na

Você já se perguntou por que eles miam? Se você está buscando entender as vocalizações do seu gato, então este artigo é para você!

Conheça as principais razões pelas quais eles miam:

  • Ele quer te dar um “Oi”. Geralmente fazem isso sempre que você chega em casa ou quando você se levanta para começar o dia, porque é sua maneira de lhe fazer uma recepção calorosa. Nesses casos, o tom de voz é suave e eles podem expressar um gesto afetuoso como, por exemplo, um ronronar suave e uma abordagem intensa para buscar o seu amor.
  • Ele quer sua comida favorita! Sem dúvida, quando estão com fome, podem emitir um dos miados mais indisciplinados em protesto e, muitas vezes, o fazem perto da área onde costumam receber seus alimentos. É importante que você saiba que os gatos comem várias vezes ao dia e em pequenas quantidades, para que você possa reconhecer facilmente esse som.
  • Já aconteceu com você de sair de casa e ao retornar, ouvir uma reclamação? Com este grande escândalo, eles querem dizer o quanto sentiram sua falta e que ficar sozinho não é uma de suas atividades favoritas. Normalmente, este é um miado alto e é acompanhado por uma caminhada que acompanhará cada passo seu.
  • Na primavera / verão começa a estação reprodutiva dos felinos, portanto, se o seu gatinho tiver entre 6 e 9 meses, e ainda não for castrado, pode estar entrando na puberdade! Os miados são maneiras de chamar membros de sua espécie para indicar que eles estão prontos para o acasalamento. Deve-se ter em mente que os miados são muito intensos, realizados constantemente e a qualquer hora do dia.
  • A caixa sanitária está suja! Se algo caracteriza os gatos, é a sua limpeza: são pets extremamente limpos. Muitas vezes, quando a caixa sanitária não está em boas condições, eles tendem a andar circundando-a e miar para indicar que já está na hora de limpá-la.
  • O miado também pode ser uma forma de nos dizer que está passando mal ou que alguma coisa dói. Nestes casos, vamos perceber uma mudança no tom da voz e nos comportamentos que fazem parte do seu dia a dia, como perda do apetite e algumas vezes ficam mais prostrados e sem vontade de interagir. Se você observar qualquer uma dessas situações, não hesite em consultar o Médico Veterinário o mais rápido possível.

Definitivamente, os gatos têm formas diferentes de expressar suas vontades. Assim como eles podem nos indicar, com um ronronar suave, que chegou a hora dos mimos, também devemos estar atentos a tudo que eles exigem.

Lembre-se de que entender sua linguagem corporal melhorará sua qualidade de vida e fortalecerá o vínculo que temos com nossos gatos.

Mais artigos